quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O mundo tratado pelos autores Plínio Marcos e Jorge Amado nos livros Quêro e Capitães de areia

Os escritores mostravam  em seus livros uma realidade que incomodava a uma parte da sociedade, fiz uma busca na internet e vi que Jorge Amado foi preso pela primeira vez em 1932 e depois em 1937, seus livros foram queimados em praça pública em Salvador, Plínio Marcos também foi preso em 1968, ambos foram presos por terem a sensibilidade de enxergar a desigualdade e o descaso social de quem estava no poder, ou seja, os governantes da época.
Seus livros falam sobre crianças abandonadas, que vivem na marginalidade fazendo pequenos furtos para poderem sobreviver, pois foi dessa forma que aprenderam nas ruas. 
No livro Capitães de areia de Jorge Amado fala de crianças que apesar de sofrerem por não terem uma família, tinham suas leis para manter a organização do grupo, Pedro Bala era o chefe uma espécie de pai para todos.
Os autores mostram em suas obras uma realidade que existe a muito tempo, a meu ver  o descaso social já vem desde a Republica Velha onde se priorizava o ensino somente para a elite, esse descaso com o social traz reflexos até os dias de hoje.                   
Talvez a educação no Brasil teria uma realidade diferente, se fosse para todos desde o começo quando foram criadas as primeiras escolas, infelizmente não podemos mudar a história que passou, cabe a esses que estão no poder agora levar a sério os cargos que ocupam e criar políticas sociais que realmente funcionem, mas enquanto eles não fazem o que é correto,  a sociedade deve acordar e enxergar que tem o poder de transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário